Limpeza e manutenção caseira dos encanamentos

Uma maneira de fazer isso é derramar meia xícara de sal, meia xícara de bicarbonato de sódio e meia xícara de vinagre dentro do ralo e logo depois derramar dois litros de água quente para fazer a mistura escorrer pelo encanamento.

Se por acaso você encontrar uma obstrução em um dos encanamentos, não entre em pânico. Existem vários tipos de entupimentos que podem ser facilmente resolvidos por conta própria sem a ajuda de um encanador profissional. Se por acaso você não conseguir fazer o desentupimento usando um desentupidor comum, existe também a opção de usar produtos químicos vendidos em supermercados para tentar fazer o desentupimento.

Tenha muito cuidado na hora de usar produtos químicos, certifique-se de seguir as instruções da embalagem e verifique também se o produto não e perigoso, antes de usá-lo. Geralmente, estes produtos de desentupimento de ralos e pias são bem sucedidos em drenos que não estão completamente obstruídos. Estes produtos funcionam por um ou dois dias, mas o que a maioria das pessoas acabam descobrindo e que eles não resolvem o problema e que o ralo volta a entupir!

Aqui estão video dicas para você !

1-veja como usar a mistura caseira de bicarbonato de sódio e vinagre. 

2- veja o técnico usando uma maquina desentupidora para fazer o desentupimento da pia do banheiro

Pequenos cuidados podem ajudar e evitar possíveis entupimentos

Não jogue absorventes higiênicos ou materiais não biodegradáveis no vaso! Se por acaso algum objeto cair no vaso, mesmo que por engano, não de a descarga, coloque uma luva plástica e retire o objeto! Não derrame óleo de cozinha pelo ralo, ele irá endurecer e se fixar nas paredes de suas tubulações como uma espuma pegajosa que vai se agregar a outras partículas e eventualmente,
entupir o cano. Não jogue borra de café, pontas de cigarro, óleo e restos de comida pelo ralo, jogue fora no lixo! Restos de comida, mesmo sendo materiais orgânicos são conhecidos por causar entupimentos